quarta-feira, 23 de julho de 2008

2001 - Emissão Comemorativa dos "100 anos do nascimento de Walt Disney"

Caros coleccionadores e bloguistas:

Eis mais uma contribuição de uma antiga colega de trabalho: Ana A., muito obrigada!



"Os CTT decidiram assinalar o centenário do nascimento de Walt Disney com uma série de nove selos de correio, todos no valor de 0,26 euros (53$00), que será lançada hoje. Walt Disney, de seu nome completo Walter Elias Disney, nasceu a 5 de Dezembro de 1901 em Chicago. Apaixonado pelo desenho desde novo, publicou as primeiras ilustrações humorísticas em jornais durante a Primeira Grande Guerra, enquanto trabalhava nas ambulâncias da Cruz Vermelha francesa. De regresso aos Estados Unidos, ingressou na Chicago Academy of Fine Arts, começando a trabalhar em publicidade e, depois de uma primeira experiência em cinema de animação, criou o seu próprio estúdio, o Laugh-O-Gram-Corporation, onde realizou diversas curtas metragens, entre as quais "Alice's Wonderland" em que combinava desenhos animados com personagens de carne e osso.

De Mortimer a Mickey

Em 1923, em associação com o irmão e o tio, funda os Estúdios Disney em Hollywood, e deixa a animação para se dedicar exclusivamente à produção. O seu primeiro sucesso seria "Oswald, the rabbit", mas um desentendimento com o detentor do nome de Oswald, levou-o a procurar um outro animal capaz de agradar ao público. A escolha recaíu num rato, inicialmente baptizado como Mortimer, mas cujo nome foi depois mudado para Mickey Mouse. Em 1928, seria o protagonista de "Steamboot Willie" uma curta-metragem... sonora que teve sucesso imediato. Devido a isso, um ano mais tarde o King Features Syndicate propôs a adaptação de Mickey a banda desenhada, começando a tira diária a ser publicada a 13 de Janeiro de 1930, desenhada por Ub Iwerks, mas já simplesmente assinada Walt Disney. Era o início de uma produção industrial e anónima, distribuída um pouco por todo o mundo, que levaria a que o seu nome fosse muitas vezes associado à banda desenhada, arte em que nunca trabalhou, e a personagens que não foram criados por si, mas sim pelos seus estúdios, por autores obrigados a permanecer no anonimato. Carl Barks, o criador do Pato Donald, ou, mais recentemente, Don Rosa, foram dos poucos que conseguiram autorização para assinarem as criações com o próprio nome."

(excerto retirado de http://www.bedeteca.com/index.php?pageID=recortes&recortesID=74).

De notar que o motivo de fundo utilizado para acompanhar cada uma das personagens provém do nosso afamado azulejo ...

Outros países que emitiram selos de Walt Disney e das suas criações: http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_disney.html

Sem comentários: