sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1992 - Emissão Comemorativa do Centenário da Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa

Lisboetas, alfacinhas, cidadãos:
Passados 16 anos da emissão deste bloco, podemos afirmar com alegria e um sorriso nos lábios que um dos grandes edifícios da cidade foi recuperado, parcialmente convertido e pode ser usufruido por todos... Alegremo-nos!

É um recinto para corridas de touros com capacidade para 9000 pessoas. Foi edificado em 1892, em substituição à praça que funcionou de 1831 a 1891 no Campo de Santana.
O calendário tauromáquico decorre no Verão. Noutros períodos, ocorrem outros eventos.
(ver http://www.campopequeno.com/)

A Praça de Touros do Campo pequeno foi construída em tijolo maciço de face à vista e foi alvo de um processo de reabilitação profundo no início do século XXI. A praça ficou com o seu primeiro anel alterado estruturalmente, passando a ser de betão armado, em detrimento dos arcos de tijolo existentes inicialmente. O anel exterior manteve-se inalterado a nível estrutural, tendo sido executadas reparações e reforços. Foram criados uma galeria comercial no subsolo e alguns espaços comerciais no piso térreo. A alteração mais significativa terá sido a cobertura amovível que torna a praça num espaço mais versátil, podendo ser utilizado durante todo o ano e para qualquer fim.
(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_de_Touros_do_Campo_Pequeno)


Sem comentários: